Vacina injetável que substitui a oral para poliomielite está disponível em Niterói
Prefeitura segue as orientações do Ministério da Saúde e orienta que pais não deixem de vacinar as crianças
A Prefeitura de Niterói está seguindo as orientações do Ministério da Saúde que estabeleceu um novo esquema vacinal para a prevenção da poliomielite. A tradicional vacina oral contra a poliomielite (VOP), popularmente conhecida como “gotinha”, foi substituída pela versão inativada (VIP), que é aplicada de forma injetável e considerada mais segura e eficaz. A vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade.
A VIP já faz parte do calendário de vacinação das crianças aos 2, 4 e 6 meses de vida. No entanto, agora com o novo esquema, o reforço que antes era feito com a gotinha com um ano e três meses (15 meses) e aos quatro anos foi substituído por apenas um reforço da vacina injetável aos 15 meses.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, reforça a importância dos responsáveis em manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.
“Não deixe de procurar a unidade de saúde mais próxima e proteja o seu pequeno contra a poliomielite. A vacinação é um ato de amor e responsabilidade”.
Vale lembrar que a vacina VOP foi aplicada como reforço somente até o dia 27 de setembro, depois disso todas as doses dessa vacina foram recolhidas.
Luana Leite Siqueira, de 42 anos, mãe de Maike Siqueira Cardoi, de 2 anos, opina que sempre fará o que for melhor para o filho.
“É importante seguirmos todas as orientações das autoridades de saúde, porque vai ser sempre melhor para nossos filhos”, disse.
Como será o novo esquema vacinal?
2 meses – 1ª dose (VIP injetável)
4 meses – 2ª dose (VIP injetável)
6 meses – 3ª dose (VIP injetável)
15 meses – dose de reforço (VIP injetável)
E quem já tomou a gotinha?
As crianças que já iniciaram o esquema vacinal com a vacina oral (VOP) e tomaram o 1º reforço com a gotinha, deverão tomar uma dose da VIP, respeitando o intervalo de 30 dias após a última dose da VOP (excepcionalmente nesta situação). Quem já recebeu as três doses da vacina VIP e dois reforços com a vacina VOP, não precisará tomar nenhuma dose e o esquema é considerado completo.
Mais Notícias
Inauguração da Clínica Integrative em Niterói traz a Medicina Funcional Integrativa para a cidade
Com presença em Minas Gerais, São Paulo e Bahia, a rede de clínicas Integrative expande sua atuação para o Rio...
Centro Universitário Anhanguera realiza atendimentos de odontologia para crianças e adolescentes de Niterói
Unidade de Niterói terá serviço odontológico, a preço social ou gratuito Muitas crianças e jovens necessitam de atendimentos odontológicos ao...
Hospital Icaraí, em parceria com Ecoponte, realiza simulado de acidente com múltiplas vitimas
Foto: Divulgação O evento traz visibilidade para a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, que, neste...
GRAVIDEZ TARDIA: GINECOLOGISTA DE NITERÓI COMENTA SOBRE A TENDÊNCIA ENTRE OS FAMOSOS
Após o anúncio da gravidez de Zezé di Camargo e sua esposa Graciele Lacerda, de 43 anos, ginecologista de Niterói...
3º Congresso Internacional Caminho Azul, em Niterói
Foto: Divulgação A UFF (Universidade Federal Fluminense) apoia o 3º Congresso Internacional Caminho Azul, em Niterói. O evento que acontecerá...
Niterói amplia vacinação com calendário para servidores das forças de Segurança Pública
Imunização começa com policiais federais na próxima segunda-feira (8)A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Saúde e do...
Average Rating