Qual o futuro da indústria da impressão com aplicabilidade em novas tecnologias?
*Por Gregory Goris
Com o advento das novas tecnologias, estamos na era da Indústria 4.0, ou 4ª Revolução Industrial, onde temos mil e uma possibilidades. Ao mesmo tempo, tudo muda com rapidez e as empresas precisam acompanhar o ritmo — ou ficarão obsoletas rapidamente. Em um passado não muito distante, para termos acesso aos materiais gráficos, muitas vezes precisávamos nos deslocar em longas distâncias até os locais de atendimento para retirarmos nossos pedidos, o que por si só já era cansativo.
Hoje, graças aos avanços tecnológicos, temos as gráficas online que funcionam no formato de e-commerce, 24 horas por dia e possuem um atendimento personalizado. O que, sem dúvidas, é uma evolução no mercado que tem como grandes oportunidades as soluções inovadoras para proporcionar cada vez mais novas experiências aos seus clientes.
Ferramentas em realidade aumentada, impressão digital e 3D, automatização de processos e a integração de dados que já estão presentes no dia a dia das companhias, tendem a crescer nos próximos anos com o 5G ganhando espaço no país. Além disso, uma pesquisa da consultoria McKinsey, apenas comprova que apostar em um atendimento com robôs e IA como aliados, e experiências imersivas faz a diferença: 76% dos consumidores consideram comprar de marcas que oferecem produtos com experiências personalizadas.
Para isso, é primordial que a tecnologia seja utilizada em cada etapa para que as entregas superem sempre às expectativas, proporcionando a melhor experiência no e-commerce e no mobile. O digital é um caminho sem volta e as empresas, principalmente as pequenas e médias que estão fora dos grandes centros e necessitam desses serviços, conseguem romper barreiras de distâncias e custos elevados, evitando também desperdícios de matérias-primas.
Muito embora a indústria gráfica esteja enfrentando desafios, como a diminuição de materiais impressos tradicionais como conhecíamos antes, ela não fica para trás quando o assunto é inovar e acompanhar as tendências, porque entende que o digital veio para ficar.
Por fim, acredito que ainda temos um longo caminho para desbravar nesse universo tecnológico na indústria gráfica. Mas uma coisa é fato, aquelas empresas que entenderem que o combo tecnologia de alta qualidade, atendimento personalizado, produtos customizados, experiências inovadoras e o olhar cuidado em prol da sustentabilidade, saíram na frente de seus concorrentes.
A hora da mudança é agora! E você, me conta o que sua indústria tem feito de inovador no mercado?
*Gregory Goris é Diretor de Tecnologia da Printi, uma gráfica online voltada para descomplicar o acesso de micro e pequenas empresas a materiais gráficos de qualidade e com preço justo.
Average Rating