Plataforma ajuda empresas a conseguirem seu primeiro investimento anjo
A SAFIE funding é o primeiro CRM de investimento anjo do país
Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. E conseguir um primeiro investimento é uma das maiores dificuldades de um jovem empreendedor. Foi pensando nisso que a SAFIE – empresa que há 3 anos oferece infraestrutura jurídica para startups e empresas de inovação – resolveu criar a SAFIE Funding: uma plataforma de CRM para ajudar as empresas a captarem o seu primeiro investimento anjo.
Lançada para o grande público agora, a plataforma tem como objetivo auxiliar no passo a passo o empreendedor a conquistar seu primeiro investimento – anjo. A ideia é que a pessoa se cadastre e vá realizando as etapas conforme estão na plataforma – desde o cadastro da sua rodada de investimento, funil de captação, reuniões – até o investimento sair. A SAFIE Funding ainda disponibiliza templates para ajudar na segurança jurídica e cursos de apoio para os empreendedores.
Da inconformidade à inovação
O carioca Ítalo Cunha, veio da periferia do Rio de Janeiro e sempre teve experiências ruins com advogados e o judiciário, ainda assim, foi estudar direito na Universidade Federal Fluminense. No entanto, cinco anos na faculdade não mudaram sua visão. Anos depois ele conheceu Lucas Mantovani, advogado que já atendia startups e que também queria fazer algo diferente na advocacia.
A jornada de ambos começou com outros sócios, em um primeiro projeto que não deu certo, mas não desistiram. Sem dinheiro, contatos e perspectiva, montaram um escritório de advocacia, de onde nasceu um spin off de propriedade intelectual, e a junção dos dois se tornou a SAFIE. E.
A ideia era criar um departamento jurídico lean terceirizado para dar apoio jurídico e organizacional para empresas de inovação, digitais e startups. E nos últimos três anos isso vem dando muito certo: já foram mais de 4,5 milhões de reais viabilizados pela SAFIE em investimento-anjo para startups.
E por ser também uma startup, a SAFIE já passou por várias acelerações de peso, como a do BNDES Garagem, Inovativa Brasil e PreCapLab.
Segurança desde o dia 01
Com a experiência de mais de 03 anos no mercado, Lucas e ítalo perceberam que a mortalidade de startups é muito alta: uma em cada quatro startups morre no primeiro ano de vida e metade não sobrevive ao quarto ano, de acordo com um estudo da Fundação Dom Cabral.
Dessas que morrem, segundo a CB insights, 17% morrem por problemas jurídicos, 7% por brigas entre sócios investidores e 67% por não conseguir capital.
“Não é nenhuma novidade que as empresas no Brasil tem uma alta taxa de mortalidade, mas saber que as causas disso podem ser evitadas e não fazer nada é impensável para nós aqui na SAFIE”, conta Lucas.
Foi aí que eles perceberam uma grande dor de quem está começando – A dificuldade de conseguir o primeiro investimento. A falta de informações, ferramentas e até sobre o aspecto jurídico de investimento anjo atrapalha e inibe pessoas de tentar conseguir o seu.
“As pessoas geralmente nem sabem por onde começar o fundraising, e a falta de informações claras sobre o processo só atrapalha. Por isso resolvemos criar essa plataforma, onde o empreendedor pode em um dashboard olhar tudo sobre sua rodada de investimentos e saber qual deve ser o próximo passo. Acaba sendo uma forma de nortear e motivar as pessoas a tentarem” disse Ítalo.
Com a plataforma, a SAFIE espera conseguir viabilizar 10 milhões de reais em investimento ainda este ano. Para começar a usar a plataforma, você pode realizar seu cadastro aqui.
Saiba mais:
Average Rating