Jovens empreendedores de Niterói desenvolvem projetos de impacto social para comunidades e são premiados com bolsas de estudo

Read Time:4 Minute, 4 Second

Foto: Pixabay

Startups selecionadas pelo programa Favela Inova Niterói tiveram a oportunidade de se desenvolver dentro do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Pólen

O programa Favela Inova Niterói, promovido pelo Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ) e com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), premiou 3 startups de jovens moradores de regiões vulneráveis de Niterói- RJ por suas propostas de empreendimento com foco em ideias de impacto social positivo para as comunidades da cidade. O desafio trouxe como recompensa aos participantes visibilidade no ecossistema de empresários da  região e, para os vencedores, a oportunidade de desenvolver seus estudos através de uma graduação.

Em setembro de 2021, o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia revelou que o Brasil bateu um novo recorde ao registrar 1,4 milhão de novos negócios em um quadrimestre. Esse número expõe uma tendência da população, que tem apostado cada vez mais em tirar suas ideias do papel em meio à crise. Entre esses empreendedores, estão jovens que buscam ideias para melhorar a condição de vida das pessoas que os cercam.

Fundada em 2021, a Ecomunidade é uma startup desenvolvida com base em uma visão de sustentabilidade e que realiza coletas de lixo nas favelas de Niterói-RJ. Thiago Ferreira Gomes é um dos idealizadores do empreendimento e conta que o projeto, apesar de antigo, só ganhou forma em meio a um momento de necessidade. “A ideia da Ecomunidade existe há 7 anos ou mais. O projeto saiu do papel com a chegada da pandemia, quando me vi desempregado.” 

Atualmente, a startup é responsável pela coleta de 30 quilos de material reciclável e mais 40 quilos de lixo descartável nas favelas do município. A ideia do projeto recebeu um retorno tão positivo que foi eleita uma das vencedoras do programa Favela Inova Niterói.

Ao longo do segundo semestre de 2021, o programa recebeu propostas de empreendimentos dos mais diversos segmentos, entre eles, estavam os setores de alimentação, eventos e educação. Os selecionados receberam o apoio para o desenvolvimento das startups através de trilhas de conhecimento, com mentorias coletivas e particulares, nacionais e internacionais, meetups, workshops e eventos do ecossistema do Pólen. O objetivo do Favela Inova era nivelar os participantes e orientá-los durante o processo de desenvolvimento dos seus projetos, além de inseri-los no ecossistema empreendedor.

Alessandra Figueiredo também viu sua startup ser premiada pelo programa, em outra categoria: “Germinação”. A Prevlab é um laboratório de tecnologia voltado para os moradores da comunidade do Preventório que oferece consultorias em soluções digitais para os comerciantes e trabalhadores informais. Para Alessandra, o apoio e a mentoria de profissionais experientes foi fundamental para o sucesso do projeto. “Começamos com muitas ideias e com um sonho , sem saber como transformá-lo em realidade. Com as mentorias e a ajuda dos profissionais pudemos, aos poucos, ir concretizando nosso sonho e achando soluções reais e funcionais para o nosso empreendimento”. 

Além do apoio no desenvolvimento dos empreendimentos, o Favela Inova Niterói foi responsável por promover uma apresentação das startups finalistas para uma banca de jurados, que contou com potenciais investidores, influenciadores do ecossistema de empreendedorismo do Pólen e participantes de edições anteriores da Pré-Aceleração do Polo de Inovação.

As startups vencedoras do programa irão receber bolsa de estudos de 100% para cada membro da equipe na UNISUAM e incubação gratuita – para a Prevlab. Já a startup contemplada na categoria votação popular, a Circuito Kids, voltada para a prática esportiva, que promove saúde e diversão para crianças, receberá um valor de R$ 1 mil.

“Participar da primeira edição do Favela Inova Niterói me proporcionou uma experiência única, não só pelo conteúdo oferecido, mas também pela valorização de startups que se originaram nas comunidades da cidade. Como fundadora do Circuito Kids, posso afirmar que o Favela Inova trouxe uma outra visão sobre empreendedorismo, é um prazer fazer parte do ecossistema do Pólen.”, explica Ana Carolina, CEO da Circuito Kids.

Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen, ressalta a importância de projetos como o Favela Inova Niterói e da dedicação dos jovens empreendedores para desenvolverem seus projetos. “O verdadeiro prêmio é o conhecimento, a evolução, o desafio constante e, sendo assim, todos são vencedores, basta olharmos as histórias brilhantes que passaram por esse programa.”

Novas edições do Favela Inova já estão confirmadas para 2022. Além da cidade de Niterói-RJ, o projeto também deve ganhar uma edição em São Gonçalo.

 Sobre o  Pólen

O Pólen é o polo de inovação da UNISUAM, o Centro Universitário Augusto Motta, localizado no Rio de Janeiro. Formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, a instituição tem como objetivo ajudar a transformar ideias em negócios reais e rentáveis, através de: mentorias, consultorias, treinamentos, desenvolvimento de networking e outros pontos fundamentais na carreira de qualquer empreendedor.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *