Instituto JCA promove pela primeira vez curso profissionalizante gratuito de trança e sobrancelha para mulheres
Foto: Reprodução / Pinterest
“Está sendo uma descoberta de mim mesma, um renascimento sobre minhas potencialidades, ambições e planos que quero para minha vida”, assim, a jovem Thays de Araújo Roza, de 26 anos e moradora do Caramujo, em Niterói, resume a experiência de participar do Re-Conquista, com a formação em Beleza & Empreendedorismo: Curso de Tranças e Sobrancelhas, promovido pelo Instituto JCA.
Mais de 30 mulheres estão passando pela experiência e aprendizado no IJCA, com o Re-Conquista, programa que conta com o patrocínio da empresa Stone Pagamentos e o Banco da Providência, apoio do Instituto Philantropia e realizado pelo IJCA. Mesmo com quase 18 anos de experiência na formação de jovens, é a pela primeira vez que o Instituto promove aulas para formação no setor de Beleza.
“Nosso objetivo é fomentar a geração de renda e a inclusão produtiva das mulheres do nosso entorno, queremos ter parceiros na área da bele za, compartilhar com eles esse projeto e implementar mais espaços. Estamos muito esperançosos para trazer mais frutos para as participantes e futuras alunas”, afirma o analista de projetos do IJCA, Wilson Vasconcelos.
As aulas, que são gratuitas, começaram na segunda quinzena de agosto e vão até o fim de novembro. Foram recebidas 65 inscrições e 40 alunas foram selecionadas para as aulas que ocorrem 3x na semana, de manhã e tarde. São fornecidos todos os materiais para as práticas, desde as cabeças de treinos até pequenos acessórios como grampos e gominhos. Ao final do curso, 20 participantes receberão um Kit Ferramental para apoio às iniciativas empreendedoras e as formandas serão acompanhadas pelo IJCA por 6 meses, recebendo orientações e relatando as experiências vivenciadas neste período.
“Nós conseguimos consolidar o curso, estamos mantendo uma alta taxa de frequência, elas já passaram pela fase mais teórica da formação e agora começamos a prática, trouxemos voluntários essa semana para serem os modelos. Trabalhar com mulheres do entorno, que têm uma história de vida forte, donas de si e que querem uma oportunidade, nos motiva diariamente, eu vejo muita fibra, muita coragem por parte delas”, completa Wilson Vasconcelos.
Prestes a completar 18 anos, o Instituto JCA (sigla de Jelson da Costa Antunes, patrono da instituição), contribuí para um cenário de oportunidades e possibilidades de inserção profissional dos jovens, com a formação educacional (aulas de reforço escolar) e de trabalho (cursos profissionalizantes para a juventude fluminense), além de temas transversais como cultura, cidadania e geração de renda. O IJCA contabiliza mais de 4 mil inscritos de origem popular inseridos em espaços profissionais, primeiro emprego, escolas técnicas e de formação superior. Desde de sua fundação, em 2004, o IJCA apoiou mais de 50 mil pessoas durante ao articular e fomentar ações com parceiros do ecossistema socioeducativo conectando a educação com as formações artísticas, culturais e esportivas. Ele está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, 2504, Baldeador – Niterói.
Beleza & Empreendedorismo: Curso de Tranças e Sobrancelhas 2022
O IJCA recebeu 65 inscrições de mulheres do entorno, entre as comunidades do Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Laranjal e outros. A maior faixa-etária das inscritas é de 20 a 29 anos (43%) e 46% das alunas estão sem emprego no momento. As professoras do curso são cabeleireiras que também moram no entorno, contribuindo para uma maior identidade e motivação para ensinar e aprender durante o convívio com as alunas. As aulas ocorrem presencial no IJCA, às segundas, quartas e sextas, de manhã e a tarde.
Average Rating