IA e pequenas empresas: uma parceria de sucesso
Entenda como soluções de IA para pequenas empresas estão reduzindo custos, otimizando o atendimento ao cliente e gerando insights estratégicos
Engana-se quem pensa que IA e pequenas empresas não combinam. Na minha visão é justamente o contrário. Ferramentas de IA possuem capacidade analítica tão grande que deixaram há muito tempo de serem soluções voltadas somente para o aumento de produtividade ou redução de custos das grandes companhias. A IA atualmente é um mecanismo fundamental para crescimento de negócios, com potencial de impactar a receita de empresas de todos os tamanhos.
Neste artigo, trago algumas razões do porquê todas as pequenas empresas deveriam considerar contratar uma ferramenta de IA se desejam levar seu negócio para o próximo nível.
1) Economia de tempo e dinheiro. Um dos principais benefícios da IA dentro de um negócio é a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e melhorar processos de gestão. Seja no controle orçamentário, no marketing ou no atendimento ao cliente, com a ferramenta certa de IA, o empreendedor passa a ter mais tempo para focar no que realmente importa e se planejar para o futuro.
Segundo uma recente pesquisa global da Freshworks, aproximadamente 69% dos profissionais no mundo já utilizam IA no trabalho e estima-se que, em uma semana típica de trabalho, são capazes de poupar 3 horas e 47 minutos. Ao longo de um ano, essa economia chega a 24 dias úteis. Já imaginou ter todo esse tempo livre para resolver problemas estratégicos do seu negócio?
2) Maior agilidade no atendimento ao cliente. Os chatbots de IA são hoje a grande sensação do mercado de experiência do consumidor. Não porque são milagrosos, mas porque eles realmente funcionam. O mercado oferece hoje uma variedade de assistentes virtuais, como o Freddy AI, capazes de analisar o sentimento humano, resumir o histórico do cliente e fornecer suporte instantâneo 24 horas por dia – o que na prática acaba reduzindo o tempo de resposta e melhorando a satisfação dos consumidores e funcionários.
E não é um serviço caro. Pelo contrário, existem muitos modelos com preços flexíveis, incluindo opções de pagamento conforme o uso. Isso permite que as empresas dimensionem seu uso de acordo com suas necessidades e restrições orçamentárias. Empreendedores podem encontrar chatbots de IA facilmente por apenas US$19/mês. Mas esteja alerta! Existem falsas soluções no mercado. Busquem por empresas consolidadas.
3) Análise de dados e geração de insights. Na minha opinião, essa é a grande oportunidade que as pequenas empresas têm hoje com a IA. Elas podem contar com uma tecnologia de ponta capaz de analisar grande quantidade de dados de forma rápida e eficiente, gerando insights valiosos para tomada de decisões.
Quando olhamos para a jornada do cliente, com a IA é possível analisar padrões de comportamento do consumidor, entender suas preferências e identificar tendências, permitindo definir ofertas que façam sentido para cada perfil de cliente. E conforme o crescimento dos negócios, essa análise e geração de insights podem se expandir para outros departamentos, como RH e Financeiro, por exemplo.
Então, vejo que a IA terá papel cada vez mais importante para as pequenas empresas graças ao seu superpoder de fornecer informações valiosas fundamentais para o crescimento sustentável de qualquer negócio. A IA também colabora na simplificação de tarefas demasiadamente complicadas, economizando tempo e dinheiro dos pequenos empreendedores. Minha dica final é: mapeie as áreas estratégicas de seu negócio e busquem por uma ferramenta de IA que atenda suas necessidades.
Por Willian Pimentel, Diretor Geral da Freshworks na América Latina
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