Colégio de Niterói é destaque no PISA for School (PISA-S)
Foto: Pixabay
Instituição de mais de 70 anos mostrou desempenho acima da média mundial e da União Europeia
A educação brasileira está bastante defasada em relação aos países que lideram o ranking do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Contudo, há instituições que concorrem lado a lado com países que possuem os melhores desempenhos do mundo no Programa. Em 2019, começou a ser aplicado no Brasil o PISA-S, ou PISA for School, que apoia as melhorias que as escolas participantes se propõem a realizar com base nas matrizes e escalas do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) da OCDE.
Desenvolvido pela OCDE e aplicado no Brasil em escolas públicas e particulares pela Fundação Cesgranrio, o PISA-S apresenta critérios desenvolvidos de acordo com as escalas internacionais com validade dos resultados do PISA mundial.
Com foco no desempenho dos estudantes de 15 e 16 anos — que são escolhidos aleatoriamente – o PISA traz resultados que permitem avaliar os conhecimentos e proficiência dos alunos em relação a outros países. De extrema importância, o programa ajuda instituições a buscarem melhorias na qualidade e no método de ensino.
A avaliação não se limita a verificar se os alunos podem reproduzir conhecimentos, examina também a forma como eles conseguem extrapolar os conhecimentos a partir do que aprenderam e aplicar os aprendizados em contextos não familiares, tanto dentro como fora da escola.
Após isso, as escolas participantes recebem um relatório minucioso com os pontos que podem afetar o desempenho e sugerindo como realizar as melhorias da aprendizagem dos estudantes.
Escola acima da média brasileira
Localizado em Niterói, no Rio de Janeiro, o Colégio Marília Mattoso ficou acima da média mundial e de todos os países da União Europeia em todos os quesitos — Leitura, Matemática e Ciências — tanto os meninos como as meninas tiveram o mesmo desempenho (outro quesito observado pelo programa). Na parte em que avalia o engajamento dos alunos, 66% acreditam que o que aprendem em Ciências é importante para seu futuro, 55% observam seus professores proverem ajuda individual para os alunos com maior dificuldade.
De acordo com o PISA for School, se o Colégio Marília Mattoso fosse um país, seria qualificado como o 3º com a melhor educação do mundo, atrás apenas da China e de Singapura, um dado que ressalta o ensino de excelência aplicado na instituição.
Volmar Souza, Diretor Geral da escola, avalia a oportunidade de participar do PISA for School. “É de imensa importância, uma vez que as escolas conseguem ter uma ampla noção de balizamento do nível da educação que oferecem aos alunos, considerando padrões e instituições internacionais”, diz o diretor, que ressalta ainda a qualidade do colégio de Niterói:
“O Marília Mattoso é uma escola com mais de 70 anos de tradição e a nossa colocação no PISA-S confirma tudo aquilo que os nossos resultados já nos mostravam: oferecemos uma educação básica de altíssima qualidade, com nível de proficiência fantástico em todas as áreas do conhecimento”.
Volmar enxerga no PISA-S não só como uma grande oportunidade de crescimento para a escola, mas também para a educação brasileira em geral.
“Hoje, o PISA se mostra como um importante balizador da qualidade da educação para o mundo, principalmente para países mais pobres ou emergentes, como é o caso do Brasil. Países que desejam o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida precisam investir em educação de qualidade, tanto na rede pública quanto nas redes privadas. A busca pelo equilíbrio de desempenho em relação a países europeus ou asiáticos, líderes no PISA, nos dará a certeza de modificações sociais mais profundas em curto/médio prazo.”
PISA como base de referência
“Hoje, mais do que nunca, é preciso ficar claro que estrutura física tem importância no ambiente escolar, mas muito pouca quando comparada ao alicerce pedagógico sobre o qual as instituições de ensino estão fundamentadas. Se um responsável quiser ter a certeza de uma boa escolha para a educação dos filhos, este deverá buscar por dados do PISA, rendimento no ENEM, aprovações para universidades públicas e, principalmente, tentar saber sobre como esses resultados são obtidos”, alerta Volmar, que continua: “Os alunos “sofrem” para gerar resultados ou se trata de algo natural? A escola está no caminho correto quando a aprendizagem de alta qualidade é fruto de um trabalho natural e não do sofrimento dos alunos”, finaliza o Diretor.
SOBRE O MARÍLIA MATTOSO
O Colégio começou em 1949, com o sonho da professora Marília Mattoso. Reconhecido como um dos melhores colégios do estado do Rio de Janeiro, a instituição alia tradição e atualização, experiência e novas abordagens. Juntas, elas auxiliam no sucesso de cada um dos alunos que passam pela instituição e que ali se sentem membros de uma família. A combinação de excelência e educação que nossas crianças e jovens merecem.
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