
Prefeitura de Niterói estabelece regras nas praias
Foto: Praia de Piratininga / Divulgação
Niterói proíbe garrafas de vidro, limita número de mesas e cadeiras na areia e valor cobrado pelos itens
Desde a sexta-feira (24) passada, está proibido o consumo e a venda de produtos em recipientes de vidro, como garrafas de cervejas e refrigerantes, nas praias da Região Oceânica de Niterói. De acordo com o Decreto 110/25 publicado, na faixa de areia os alimentos e bebidas deverão ser servidos em recipientes recicláveis e retornáveis, que não sejam cortantes ou perfurantes.
O decreto regulamenta a cobrança pelo uso de mesas, fixando em R$ 21,73 o valor máximo que pode ser cobrado pelos quiosques aos banhistas pelo uso de cadeiras, mesas e guarda-sóis – o valor refere-se ao kit e não a itens específicos.
O texto trata ainda da quantidade de mesas nas areias e determina que os quiosques só podem montar previamente 50% do número máximo de mesas e cadeiras que cada comércio pode fixar nas praias. O comércio só poderá ultrapassar esse limite caso as mesas já montadas na praia estejam ocupadas. Além disso, determina a desmontagem das mesas quando desocupadas. O objetivo é evitar a ocupação completa da faixa de areia por cadeiras dos quiosques sem necessidade.
Em Piratininga e Camboinhas, cada quiosque poderá disponibilizar até 70 módulos de mesas, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia. Já em Itaipu, são permitidos até 30 kits por comércio na areia, devendo ser respeitada a distância mínima de 3 metros entre os estabelecimentos vizinhos. O decreto determina que os quiosques podem deixar montada metade das mesas autorizadas, sendo que as demais só poderão ser instaladas conforme a demanda dos banhistas.
O decreto proíbe ainda a ocupação da área de vegetação de restinga, assim como a limpeza de qualquer objeto na restinga ou na faixa de areia.
O texto regulamenta também a carga e descarga nas praias, que será proibida das 7h às 10h e das 16h às 19h nos dias de semana. Nos fins de semana e feriados, a carga e descarga não serão permitidas das 8h às 19h.
O decreto tem validade a partir desta sexta-feira. O não cumprimento das normas estabelecidas pode resultar em multa de até R$ 4.347,88, apreensão de mercadorias e equipamentos, suspensão da atividade por 30 (trinta) dias e cassação do alvará, em caso de reincidência.
Mais Notícias
Niterói vai sediar o Campeonato Mundial de Va’a 2025, o maior evento global de canoa havaiana
Evento será em agosto na Praia de São Francisco e receberá atletas de 30 países Pela primeira vez o Brasil...
Prefeitura entrega obras de expansão de Bicicletário Arariboia no dia 12 de abril
Foto: Leonardo Simplício Capacidade do espaço passará de 446 para 850 vagas A Prefeitura de Niterói inaugura, no próximo dia...
Ilha da Boa Viagem está aberta a visitação de terça a domingo, das 10h às 17h
Foto: Divulgação A Ilha da Boa Viagem, um dos principais patrimônios históricos de Niterói, está aberta à visitação do público...
Catamarã de Charitas tem recorde de passageiros após redução de tarifa
Foto: Claudio Fernandes Convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado gerou 72% de aumento na demandaO prefeito de...
Prefeitura de Niterói vai promover exibição gratuita de “Ainda Estou Aqui” para moradores da cidade
Ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional será apresentado de graça do Reserva Cultural A Prefeitura de Niterói firmou uma...
Prefeitura de Niterói prorroga prazo para pagamento de débitos na Dívida Ativa do Município
Edital ficará em vigor até o dia 16 de abril A Prefeitura de Niterói prorrogou o prazo para o pagamento...
Average Rating