Quem Sabe de Mim Sou Eu: projeto certifica 101 alunos
Prefeitura de Niterói e UFF se unem para trabalhar consciência dos jovens com relação a cidadania e autoestima
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Federal Fluminense, realizou a entrega de certificados para 101 jovens que participaram do projeto “Quem Sabe de Mim Sou Eu”, nesta terça-feira (26). O projeto é uma ação extracurricular voltada para jovens matriculados na rede pública de ensino (municipal e estadual) contemplados pelo Programa Poupança Escola, que faz parte de um dos eixos do Pacto Niterói contra a Violência.
A subsecretária de Governo e coordenadora do Programa Poupança Escola, Ana Vieira, representou a secretária Rubia Secundino na certificação dos alunos.
“A Secretaria de Governo assumiu a responsabilidade da gestão de um projeto que foi aprovado no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). Nós vimos a potência que esse projeto tinha, que ele poderia ser algo novo na linha de uma atividade extracurricular para o Poupança Escola. Fizemos algumas adaptações em relação às necessidades do público que se destina e estamos muito felizes com o resultado desse trabalho”, disse Ana.
O Programa Poupança Escola é um dos eixos do Pacto Niterói contra a Violência. Graça Raphael, coordenadora do Pacto, falou sobre a perspectiva da cultura da paz e dos direitos dos jovens à educação.
“Gostaria de cumprimentar a todos que participaram desse trabalho, em especial a cada um dos estudantes que acreditaram na possibilidade de fazer parte desse projeto que une prevenção à evasão escolar e estímulo à permanência na escola. Esse pacto foi firmado pela Sociedade Civil em 2018, reunindo o governo da cidade, representantes das universidades, igrejas, escolas das esferas municipal, federal e estadual, dentre outros, para opinar e formular junto o que seria esse grande pacto de prevenção à violência e de cultura da paz na cidade de Niterói. O grande objetivo aqui é que vocês, jovens, permaneçam estudando, criem novos horizontes e cheguem às universidades porque a educação pública gratuita, de qualidade é um direito de todos”, explicou Graça Raphael.
A Secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto de Oliveira, foi representada por Carla Nasser Monerat, superintendente de Planejamento e Gestão das Redes, que contou que o Rio de Janeiro terá um programa que inclui o tema da evasão escolar.
“É uma alegria estar aqui. Somos profissionais dedicados à educação há muitos anos. Preciso dar os parabéns para Niterói. Esse pacto firmado por vocês certamente há de ser uma luz para muitos outros municípios. Nós, do Estado, também vamos lançar um pacto contra a evasão escolar e vamos incluir os municípios e já gostaria de fazer um convite para que Niterói seja o primeiro município a abrir as portas, com toda essa história é essa experiência, para que essa luz possa ser também disponibilizada a todos os 91 municípios. É no ambiente escolar que temos a maior riqueza de convívio dos professores, com os alunos e com as oportunidades”, destacou Carla.
Esta foi a primeira edição do “Quem Sabe de Mim Sou Eu” e participaram alunos dos Colégios Estaduais: José Bonifácio, Pinto Lima, Raul Fernandes, Macedo Soares, Mululo Da Veiga, Liceu Nilo Peçanha, Raul Vidal, Ciep 450 Di Cavalcanti, Cizinio Soares Pinto, Paulo Assis Ribeiro e Manuel De Abreu. O programa é umaatividade extracurricular que visa atender jovens matriculados na rede pública de ensino (municipal e estadual) contemplados pelo Programa Poupança Escola em Niterói.
O trabalho é uma parceria da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Governo, com o Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, através da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para redução de desigualdades, pobreza e evasão escolar. Além disso, busca uma transformação das subjetividades, reconfiguração de projetos de vida e maior consciência dos jovens com relação a sua cidadania e autoestima.
Cada encontro aborda uma questão: Quem sou? Onde estou? e Para onde vou? e busca uma reflexão para os jovens perceberem a si mesmos e aos outros como sujeitos sempre em construção; situarem-se no mundo (articulando suas vidas com a história, os aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais) e assim, tornarem-se sujeitos da própria história.
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