Fecho-èclair ou zíper: saiba por que ele revolucionou a moda mundial

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O zíper, fecho-éclair ou fecho de correr é um acessório utilizado em roupas feito de dois cadarços com dentes plásticos ou metálicos, que se encaixam por ação de um cursor. Atual e prático, este artigo segue presente há cerca de cem anos em todo o mundo da moda, independente de tendências: vamos conhecer mais sobre ele?

Patenteado há 131 anos, inicialmente o zíper chamou a atenção da marinha americana, que adotou o acessório inserindo-o nos uniformes masculinos e femininos dos trabalhadores e em sacos de dormir, malas e sacolas, durante a Primeira Guerra Mundial.  

Entretanto, ele só seria utilizado no jeans pela primeira vez em 1927, graças à marca Lee, que entendeu que o fecho deslizante ou éclair (relâmpago) – numa alusão à rapidez de manuseio, comparado com botões ou outros métodos – rapidamente ganharia o efervescente mundo pré-Segunda Guerra.

Apenas final da década de 30, a invenção realmente revolucionaria a moda no geral. “Inicialmente, o uso do zíper em calças, por exemplo, era permitido apenas para os homens. Não era apropriado que as mulheres pudessem se despir rapidamente. Ainda bem que em poucos anos elas também foram incluídas para sempre na democratização do zíper, deixando para traz as laboriosas tarefas de manusear botões, amarrar cordões, ou lidar com ganchos e ilhós”, analisa Ruana Valesca, assistente de estilo da Lee no Brasil. 

Sobre a Lee Brasil  

Desde 1889, a Lee é pioneira na produção e comercialização de jeans, democratizando o denin e a moda streetwear pelo mundo. De forma inédita, lançou, em 1926, a primeira calça jeans com zíper, popularizando ainda mais o estilo em todo o planeta. Atualmente, possui polos criativos na Europa e nos Estados Unidos e, desde 2019, passou a ser representada também no Brasil pelos mineiros do Grupo Garra, experts na confecção de marcas de qualidade superior (como a Young Style). Atualmente, a Lee Brasil chega aos consumidores por meio de e-commerce e por representantes que possuem lojas multimarcas. Em 2025, planeja abrir sua primeira loja física no país.

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@priscampos_rj

Editora-chefe e Jornalista Niterói News
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