Guia de Aves foi lançado neste sábado (8) no Campo de São Bento
Foto: Guilherme Nasseh
Objetivo é aproximar os visitantes da fauna do parque, principal reduto verde da Zona Sul de Niterói
Os amantes da fauna e flora tiveram a oportunidade, neste sábado (08), de participar do lançamento do Guia de Observação de Aves, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, que fica no Campo de São Bento, em Icaraí. Durante todo o mês, a Prefeitura de Niterói está realizando ações como plantio, revegetação, educação ambiental de crianças, promovidas especialistas em meio ambiente, parceiros e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A programação completa do mês pode ser acompanhada no Instagram da Secretaria.
“Estamos muito orgulhosos de lançar este guia que destaca a rica biodiversidade do Campo de São Bento. A observação de aves é uma atividade que não apenas conecta as pessoas à natureza, mas também promove a conservação das espécies e a educação ambiental. Este guia é um recurso valioso para todos que desejam explorar e aprender mais sobre as aves urbanas de Niterói. Agradecemos ao Alessandro Alegretti pelo seu trabalho dedicado e a todos os colaboradores que tornaram este projeto possível. Esperamos que este guia inspire nossos cidadãos a valorizar e proteger nosso patrimônio natural”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.
O livro foi desenvolvido pelo biólogo e diretor do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro, Alessandro Allegretti, com colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e apoio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). O objetivo é aproximar os visitantes da fauna do parque. O Campo de São Bento é um reduto verde de Niterói.
“Minha expectativa é que vários visitantes do Campo de São Bento passem a conhecer as aves que existem nele. Espero que o guia ajude as pessoas a observar e, ao observar, a admirar e ajudar na conservação das aves. Comecei a observar aves no Campo de São Bento em 2015 e em 2019 tive a ideia de fazer o guia para deixar algo de bom para a cidade de Niterói, que admiro e amo. A elaboração do guia foi um trabalho de pesquisa e dedicação, com a ajuda da minha sobrinha, Priscilla Alegretti, na editoração, e a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente. Apesar dos atrasos causados pela pandemia, estou muito feliz com o resultado. O guia foi pensado para ser prático, com fotos grandes e informações detalhadas para facilitar a identificação das aves. Espero que ele inspire muitas pessoas a se interessarem pela avifauna local”, afirma Alessandro Alegretti.
O Guia de Observação de Aves do Campo de São Bento é uma obra que mostra 48 espécies de aves urbanas que ocorrem no local, ilustrada com fotos do autor e de outros fotógrafos. Apresenta informações sobre a área e como observar as aves que existem nela. Cada página com a espécie de ave mostrada tem o nome popular, científico, em inglês, em espanhol, as características (morfologia e hábitos) e o local do parque onde pode ser observada.
Ao final, há indicações bibliográficas e links sobre aves para quem desejar se aprofundar no assunto. O livro tem um tamanho que permite levá-lo a campo e pretende auxiliar os visitantes do parque, de várias idades e nacionalidades, a identificar as aves observadas.
Maria Carolina Campos, engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade explica a importância do Guia.
“A observação de aves é uma atividade sustentável muito difundida no Brasil e no mundo. Incentivar essa prática na cidade traz uma série de benefícios, como o fomento à informação e educação ambiental, a conservação de espécies e a geração de renda”, diz a engenheira.
Average Rating