Niterói sedia a 2ª edição do Encontro dos Ceams da Região Metropolitana II
Evento no Parque das Águas reuniu profissionais de centros de atendimentos às mulheres em situação de violência de sete municípios fluminenses
Nesta terça-feira (04) aconteceu o segundo encontro de profissionais dos Ceams – centros especializados de atendimento à mulher em situação de violência, da Região Metropolitana II. O evento aconteceu no Parque das Águas, no Centro de Niterói, e reuniu representantes dos municípios de Niterói, Rio Bonito, Itaboraí e Maricá. O objetivo foi a troca de vivências das políticas públicas voltadas à mulher.
“O Ceam Neuza Santos, no Centro de Niterói, existe há 20 anos, com um trabalho reconhecido no atendimento as mulheres. Receber esse encontro e estabelecer a troca entre nossa equipe técnica com os demais Ceams é sempre um momento importante para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência por meio do compartilhamento das experiências exitosas e também da construção de estratégias para os desafios comuns”, destacou a coordenadora da Codim, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel.
A primeira reunião dos Ceams da Região Metropolitana II aconteceu em Maricá, no dia 07 de fevereiro. A ideia é que haja encontros periódicos em municípios diferentes. Niterói sediou a segunda edição. A próxima será em Itaboraí, no dia 04 de julho. Para a coordenadora do Ceam Neuza Santos, Ana Lúcia Fernandes, esta é uma iniciativa que fortalece a ação dos centros de atendimento:
“Nesse encontro discutimos os desafios e as melhorias na nossa rotina de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Temos várias questões do nosso dia a dia para compartilhar e essa troca de informações nos ajuda a crescer e a sanar as dificuldades que surgem no nosso trabalho”, frisou Ana Lúcia.
A reunião também tratou das várias formas de violência à mulher, como a física, a psicológica, a financeira e até a alimentar. Houve relatos de atendimento a mulheres que eram deixadas sem alimentação pelos parceiros agressores.
Entre as participantes estava Alessandra Medeiros, coordenadora do Ceam de Rio Bonito, inaugurado em maio do ano passado. “Esse encontro é muito importante para todas nós que trabalhamos nos centros de atendimento às mulheres em situação de violência porque fortalece nossa rede de apoio e a troca de informações para que possamos estruturar melhor nossas ações”, resumiu Alessandra.
Average Rating