Atingindo 41% da população latina, consumo de CTV se expande e abre oportunidades para marcas
Aumento do consumo de CTV atinge 150 milhões de espectadores e gera mais oportunidades para marcas que buscam maior visibilidade
Com os avanços da tecnologia e investimentos em produções de mídia, os serviços de streaming se tornaram uma fonte de negócios para expansão dos negócios. Com diversas formas dos espectadores assistirem aos seus conteúdos favoritos, seja em casa, seja no trabalho e até no ônibus, a TV Conectada (CTV, na sigla em inglês) está se popularizando cada vez mais na América Latina.
A expansão da CTV cria não só um novo perfil de usuário, mas também novas oportunidades para que as marcas entreguem a mensagem que querem passar aos espectadores, de forma clara, contextualizada e no momento adequado.
Na América Latina, a CTV se expandiu consideravelmente nos últimos anos. Segundo um levantamento feito pela empresa Comscore em colaboração com a IAB Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, a TV Conectada atinge mais de 150 milhões de espectadores, o equivalente a 41% da população latino-americana.
Comportamento dos consumidores de CTV são relevantes para indústria
As marcas que pretendem investir em CTV terão a possibilidade de atingir públicos jovens, segmentos específicos e controlar a quantidade de publicidades que serão expostas ao espectador. O último tópico, inclusive, auxilia nos gastos das empresas com publicidade, evitando o desperdício e reduzindo custos.
Na América Latina, o Brasil, México e Argentina são os países com o maior crescimento do consumo de CTV. O levantamento feito pela Comscore ainda indica que 97% das residências possuem pelo menos uma smart TV, que é o dispositivo mais usado por espectadores para o acesso de conteúdos.
“Com o aumento do público jovem nas plataformas de streaming e a crescente presença de smart TVs nas residências, as marcas que investirem em CTV possuem a oportunidade de expandir seus anúncios para diferentes tipos de público. E, como resultado, atingirem números cada vez maiores e uma maior diversidade de espectadores”, destaca Gustavo Marra, Chief Revenue Officer da TV Coins, uma plataforma de distribuição e monetização de vídeo que oferece conteúdo ao vivo e AVOD (Advertising-Based Video on Demand) direto aos consumidores..
Dessa forma, os anúncios criam oportunidades de estender o contato com o telespectador, já que é provável que ele busque mais informações sobre marca e produto ao ser submetido a um anúncio relevante. Segundo estudo da Comscore, depois de ver uma publicidade, 32% dos espectadores aprendem sobre um novo produto, 31% procuram o produto anunciado, 24% discutem sobre o anúncio, 19% falam sobre a publicidade com outra pessoa e 15% compram o produto anunciado.
CTV cria oportunidades para monetização
Com esse crescimento da CTV, a monetização dessa plataforma é um processo de geração de receita sustentável por meio de publicidade. Usando Smart TV, streaming e consoles de jogos, as marcas têm oportunidades de se conectarem com potenciais consumidores de forma eficaz.
A eficiência de alcance através da publicidade no ambiente OTT acontece pela maioria dos anúncios em CTV serem alinhados ao conteúdo, beneficiando assim seu inventário de anúncios, ferramentas de medição e análises avançadas para otimização adicional.
Existem várias opções para monetizar através da CTV, dependendo da plataforma e da estratégia de monetização de anúncios, sendo os principais AVOD (Advertising video on demand), monetização de anúncios em vídeo que fornece acesso gratuito a todo o conteúdo em troca de publicidade; e SVOD (assinatura de vídeo sob demanda), que requer uma taxa de assinatura mensal para acessar conteúdo exclusivo e sem anúncios.
Adicionalmente, TVOD (Transactional video on demand) oferece acesso ao conteúdo em regime de pay-per-view; e BVOD (Broadcaster video on demand), serviço prestado por uma emissora, geralmente patrocinado por anunciantes e gratuito para os telespectadores, também podem ser explorados pelas marcas.
“Cada vez mais as empresas estão olhando para a CTV como uma forma de capitalizar através dos conteúdos, focando assim no público diretamente conectado com a marca e também expandindo suas estratégias de marketing. Com a variedade de modelos de monetização para CTV, cada empresa pode explorar a que faz mais sentido ao seu negócio”, acrescenta Gustavo Marra.
Com o aumento do uso da TV Conectada e anúncios bem colocados e contextualizados, as marcas que investirem em CTV terão bons resultados no setor publicitário e uma procura ainda maior do público latino-americano. Considerando que a Copa do Mundo do Qatar 2022 tenha auxiliado na venda de Smart TVs e, como consequência, favorecido o aumento no uso de aplicativos por assinatura e streamings baseados em anúncios, ambos os fatores contribuem para o aumento de investimentos publicitários das empresas anunciantes.
Sobre a TV Coins
TVCoins é uma plataforma de streaming de vídeo white label que oferece conteúdo ao vivo e VOD direto ao consumidor por meio de um aplicativo para TV Conectada e plataformas móveis, como iOS, Android e Roku. A plataforma como serviço (PaaS) impulsionada por anúncios é uma solução completa e totalmente gerenciada pela TVCoins que ajuda o produtor de conteúdo a construir um público com engajamento fidelizado. A TVCoins também conta com um programa de incentivo que recompensa os espectadores pelo tempo que passam assistindo ao conteúdo. Quanto mais eles assistem, mais eles ganham. Saiba mais em www.tvcoins.com/business.
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