5 dicas infalíveis para uma logística de entregas inteligente na Black Friday

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Foto: Pixabay

Especialista em logística mostra como oferecer uma boa experiência de compra e entrega de produtos para uma das datas mais importantes para o comércio

O momento em que um cliente recebe uma compra em sua casa é quando ocorre o real contato entre empresa e consumidor. As primeiras impressões importam, e muito; então, ter um bom processo de logística de entrega é essencial para negócios de todos os portes, e algo a se reforçar em grandes datas, como a Black Friday. Neste ano, o dia exato é 25 de novembro.

“Sendo uma das mais importantes datas para o comércio, a Black Friday de 2022, que ocorre extraordinariamente em conjunto com a Copa do Mundo, tem tudo para ser um dia agitado e movimentado para quem fará promoções. Por isso, programar uma logística eficiente de entregas é muito importante”, aponta Wilhian Djones, dono do Entregas e Coletas, aplicativo de delivery regional em Dourados, no Mato Grosso do Sul, idealizada por meio da Machine, software para a criação de aplicativos de transporte e de entregas da Gaudium.
 

Para ajudar comerciantes, o especialista separou as cinco principais dicas de como realizar uma logística de entregas inteligente, garantindo assim a melhor experiência possível para compradores.
 

1- Planeje-se

Leve em consideração Black Fridays e outras datas comemorativas passadas. Levante dados de como foram as vendas nesses períodos para ter noção de como será o dia 25 de novembro e como isso poderá impactar a logística do seu negócio. “Especialmente pensando na grande data, pode ser necessário contratar mais mão de obra ou aperfeiçoar o espaço do estoque para otimizá-lo, entre outros fatores a serem pensados. Vale o investimento para garantir um alto nível de atendimento.”
 

2 – Atenção aos prazos
 

“Já pensou em ficar esperando uma encomenda que tinha data de previsão de chegada e nada de receber o produto? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção aos prazos influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério, principalmente quando há datas que tendem a ser mais movimentadas. Há grandes chances de serem feitos mais pedidos que o habitual”, destaca Wilhian.

3 – Ofereça opções

Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, pontos de coleta ou retirada na loja. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores.
 

4 – Planejamento das rotas de entrega

A Black Friday ocorre numa sexta-feira, um dia costumeiro para o trânsito em grandes cidades. Caso o seu comércio realize entregas no mesmo dia da compra, certifique-se de fazer um planejamento das rotas para as entregas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento.
 

Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para realizar esse planejamento.
 

5 – Deixe o cliente saber onde está a sua compra
 

Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento dos produtos é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue.

“Quando fazemos compras planejadas, que é o que ocorre em datas como a Black Friday, em que as pessoas já miram num produto que almejam, é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente ter a compra em mãos. Ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso”, finaliza Wilhian.
 

Sobre o Entregas e Coletas

Entregas e Coletas é um aplicativo de delivery regional da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. A empresa foi fundada em 2020 por um grupo de motoboys da cidade. Focados em atender e prestar um serviço de qualidade, entre empresa e entregador, a Entregas e Coletas busca sempre a melhor experiência de “Delivery”.

Sobre a Gaudium

Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo

cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, possui o selo Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do Conecta, portal de conteúdo e educação sobre mobilidade e logística, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.

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