Grátis: Mostra de filmes Conexões Audiovisuais acontece dias 7 e 8 de outubro no Horto do Fonseca

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Foto: Sérgio Marien

Em parceria com o Laboratório de Cinema, Televisão e Vídeo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a exposição Conexões apresenta duas noites de exibição de curtas metragens. A mostra de filmes Conexões Audiovisuais acontece nos dias 7 e 8 de outubro, sexta e sábado, das 18 às 20 horas, no Horto do Fonseca, em Niterói.

A proposta do evento é proporcionar uma experiência de cinema ao ar livre, entre os contêineres que abrigam a exposição em cartaz no local até o dia 16 de outubro.

Diariamente, a partir das 18h, a exposição já exibe documentários sobre a travessia na Baía de Guanabara e projeção de fotos da Sociedade Fluminense de Fotografia.

Para esta mostra especial serão apresentados filmes ricos em visões a partir dos subúrbios das cidades ou locais distantes dos grandes centros e que apresentam diferentes perspectivas de composição urbana e modos de vida.

A curadoria, que ficou a cargo de Rodrigo Guéron, professor do Instituto de Artes da UERJ, reuniu realizadores menos conhecidos e outros como André NovaisSabrina Fidalgo e Gabriel Martins – este último, diretor de Marte Um, filme indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. Após a exibição dos filmes haverá conversas sobre as produções. 

Foto: Sérgio Marien

Exposição Conexões – Horto do Fonseca – Niterói

Data: 7 e 8 de outubro

Horário: 18h às 20h

Conexões Audiovisuais: Mostra de Filmes

Esta ação integra o Projeto Conexões – realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, patrocínio da Ecoponte e produção da Pas de Deux Projetos.

A Exposição Conexões apresenta em fotografias e imagens o caminho histórico da ligação entre as cidades de Niterói e Rio de Janeiro.

Relação dos Filmes da Mostra

Dona Sônia pediu uma arma para o seu Vizinho Alcides – Gabriel Martins (2011)

O curta relata a história de Dona Sônia, que, após perder seu filho de forma trágica, deseja vingança.

Nunca é noite no mapa – Ernesto de Carvalho (2016)

Um encontro frontal com o mapa leva a um passeio pelo circuitos das transformações dos espaços na era do capitalismo digital.

Personal Vivator – Sabrina Fidalgo (2014)

Rutger é um ET que tem a missão de passar 72 horas na Terra para entender o comportamento humano. Para evitar suspeitas, ele se disfarça de documentarista e escolhe a cidade do Rio de Janeiro para iniciar a pesquisa.

Um certo Senhor Gabriel – Marcelo Valle e Em La Barca Jornadas Teatrais (2021)

Conta em formato de documentário a vida de Gabriel Joaquim dos Santos e sua obra, a Casa da Flor, tendo como fio condutor os cadernos de apontamentos de Gabriel.

Travessia – Safira Moreira(2017)

Uma busca pela memória fotográfica das famílias negras, utilizando-se de uma linguagem poética e assumindo uma postura crítica e afirmativa diante de sua ausência e da estigmatização na representação do negro.

Pouco mais de um mês – André Novais Oliveira (2013)

André e Élida namoram há pouco tempo, na vida real e na ficção. Aos poucos, fica evidente o estranhamento ainda presente na relação dos dois e as inseguranças e receios típicos do início de um relacionamento.

O Senhor de Toda a Cruz – Hugo Lima/Coletivo Siyanda (2016)

Explora a figura de um jovem negro correndo pela cidade, mexendo com o imaginário popular, que começa a se perguntar: para onde vai? De onde veio? Será que está fugindo da polícia? Vai assaltar alguém? Exu guarda, Exu salva. Não existe movimento sem Exu Laroye.

Sobre o Laboratório de Cinema, Televisão e Vídeo (LTCV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Projeto de extensão criado no Instituto de Artes da UERJ, com o apoio da pró-reitoria de extensão da universidade, que tem como objetivo principal o encontro, a articulação, ocompartilhamento e a disseminação de conhecimentos artísticos, teóricos e técnicos sobre e a partirdo cinema, e da produção audiovisual em geral. O projeto é coordenado pelo professor RodrigoGuéron.

Tanto em relação aos conhecimentos técnicos quanto à produção, o LTCV se concentra sobre um cinema e um audiovisual que procura produzir imagens e narrativas outras, em um contexto crítico-reflexivo. Os membros do LTCV são professores e estudantes da graduação em artes e, sobretudo, da pós-graduação, que pesquisam cinema, audiovisual e a produção de imagens em geral, e/ou são realizadores, artistas e técnicos de cinema e vídeo. Estes professores, estudantes, pesquisadores e artistas estão, em geral, articulados no grupo de pesquisa do CNPQ vídeo, arte, política e pensamento.

Mais recentemente o LTCV decidiu iniciar a organização de sessões, mostras e cineclubes, não apenas para divulgar uma produção audiovisual que entende alternativa aos modelos em voga, como também compartilhar o que se tem produzido em conhecimentos e pensamentos sobre e a partir desta produção. Além disso, estas sessões pretendem provocar no público,  que está além dos espaços acadêmicos, a produção de conhecimento e pensamento a partir do cinema. Por outro lado, as iniciativas da LTCV também pretendem ir ao encontro do cinema e do audiovisual que são produzidos nos mais diversos espaços da sociedade.

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