5 motivos para apostar no reconhecimento facial como meio de pagamento

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Eládio Isoppo, CEO da Payface, aponta as principais razões que tornam o uso da ferramenta imprescindível para agilizar o processo de compra

Imagine uma realidade onde comprar é tão simples quanto sorrir. Com seu poder de identificação preciso, o reconhecimento facial oferece uma série de benefícios que não apenas simplificam as transações, mas também protegem os consumidores contra fraudes. Essa inovação utiliza características físicas únicas do rosto para verificar a identidade de um indivíduo,  empregando algoritmos complexos para analisar e comprovar padrões faciais específicos, oferecendo um nível alto de segurança e precisão.

Além de sua eficácia na prevenção de manobras criminosas e fraudes, a ferramenta quando utilizada como meio de pagamento, também proporciona uma experiência mais rápida e sem atritos. Com a verificação instantânea da identidade da pessoa, os processos de transações se tornam mais eficientes, reduzindo o tempo de espera e melhorando a satisfação do consumidor.

“Os sistemas de reconhecimento facial como forma de pagamento tornaram-se mais acessíveis e integráveis, permitindo que instituições financeiras de todos os tamanhos implementem essa tecnologia em suas operações. Com a sua implementação cuidadosa e responsável é possível promover a equidade do setor financeiro como um todo”, aponta Eládio Isoppo, CEO da Payface, empresa líder de pagamentos por reconhecimento facial.

Mas se ainda há dúvidas, confira abaixo, 5 motivos para apostar nessa tecnologia como meio de pagamento, seja você o consumidor final ou empresa. 

1 – Identificação precisa 

O reconhecimento facial utiliza características únicas do rosto de um indivíduo para autenticar sua identidade. Diferentemente de senhas ou códigos PIN, que podem ser esquecidos, roubados ou replicados, os traços faciais são praticamente impossíveis de serem falsificados, garantindo uma identificação altamente segura e inviolável.

2- Resistência à fraude

O reconhecimento facial é menos suscetível a falsos positivos em comparação com outros métodos de autenticação. Ao contrário de impressões digitais, por exemplo, que podem ser afetadas por fatores como sujeira ou umidade, a ferramenta oferece uma taxa muito baixa de falsos positivos, garantindo uma autenticação precisa e confiável em cada transação.

3 – Verificação Contínua

Ao contrário de métodos tradicionais de autenticação, como senhas ou cartões de crédito, que são utilizados pontualmente durante a transação, o reconhecimento facial pode ser verificado continuamente nos momentos de compra. Isso significa que a identidade do usuário pode ser confirmada durante o processo de pagamento, reduzindo significativamente o risco de transações fraudulentas e disputas por valores.

4 – Experiência aprimorada

Além de fornecer segurança robusta, o reconhecimento facial também melhora a experiência do cliente  durante as transações. Com a necessidade mínima de intervenção manual, os pagamentos se tornam mais rápidos, convenientes e intuitivos, eliminando a frustração associada à digitação de senhas ou à inserção de cartões.

5 – Adaptação à Era Digital 

Com o aumento das transações digitais e móveis, o reconhecimento facial se destaca como uma solução ideal para garantir a segurança e conveniência dos pagamentos nesses ambientes. Sua integração perfeita com dispositivos móveis e aplicativos financeiros permite uma autenticação rápida e segura, alinhada com as demandas e expectativas dos consumidores modernos.

Sobre a Payface

Payface é a empresa líder de pagamento por reconhecimento facial no Brasil. Fundada em Florianópolis (SC), a fintech surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação para compra, por meio de uma tecnologia customizada de checkout para lojas físicas, permitindo que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo.

Atualmente, a empresa conta com mais de 90 colaboradores em todo o Brasil e está presente em grandes redes varejistas, como St. Marche, em São Paulo, e o Zona Sul e Prezunic, no Rio de Janeiro. Foi a primeira empresa no mundo a lançar uma operação no  âmbito do programa global da Mastercard, intitulado Biometric Checkout Program, cujo objetivo é estabelecer as bases para um protocolo internacional de pagamentos por biometria. A empresa captou R$ 45 milhões em sua Série A, liderada por um fundo do BTG Pactual.

Também participaram da rodada o multifamily office Oikos, a HiPartners, fundo especializado em retail tech e o Oasis Ventures, fundo setorizado para fintechs. Em seu conselho, a empresa tem executivos como Marcia Mello (ex-CEO da da Global Payments e Conselheira da PagSeguro, Letsbank, Leo Madeiras e do banco Interbank, no Peru.

Roberto Medeiros (ex-CEO da Rede e Multiplus), Roberto Nishikawa (ex-Presidente da Corretora Itaú) e Wagner Aguado (ex-Presidente da Bradesco Cartões). Recentemente, a empresa deu um importante passo em seu plano de expansão ao concluir sua primeira operação de Fusões e Aquisições (M&A) adquirindo a SmileGO, especializada em onboarding e em pagamentos biométricos com cartões de marca própria. 

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@priscampos_rj

Editora-chefe e Jornalista Niterói News
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